Segurança e Saúde,
um bem para todos
Fermabe  
     
     

Medicina no trabalho

A Medicina do Trabalho ou medicina ocupacional é uma especialidade médica que tem por objectivo a prevenção das doenças e dos acidentes do trabalho e a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador.

Para isso o médico do trabalho avalia a capacidade do candidato para realizar determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas do seu estado de saúde com um enfonque nos riscos ocupacionais aos quais o trabalhador se encontra exposto.

Para a vigilância médica a legislação determina a existência de três tipos de exames:

Exames de admissão:

Antes do início da prestação de trabalho ou, quando a urgência da admissão o justificar, nos 15 dias seguintes.

Exames periódicos:

Anuais para os menores de 18 anos e maiores de 50 anos e de dois em dois anos para os restantes trabalhadores, dependendo da actividade laboral e seguimento clínico.

Exames ocasionais:

Sempre que haja alterações substanciais nos meios utilizados, no ambiente e na organização do trabalho susceptíveis de repercussão nociva na saúde do trabalhador, bem como no caso de regresso ao trabalho depois de uma ausência superior a 30 dias por motivo de acidente ou doença

Fichas de Aptidão

Documento resultante dos exames de admissão periódicos e ocasionais a preencher pelo médico do trabalho. No caso de inaptidão o médico do trabalho deverá indicar outras funções que o trabalhador pode desempenhar.

Outros serviços - Rastreios de Saúde

Tensão Arterial;

Análises Laboratoriais;

Electrocardiograma;

Visioteste;

Audiograma;

Espirometria;

Rastreio Diabetes;

Rastreio Colestrol;

Rastreio Drogas;

Rastreio Álcool;

Outros Exames Complementares;

Vacinação - Gripe.

Organização do Serviço