A Segurança e Saúde no trabalho depende de todos! Está a fazer a sua parte?

Neste Dia Mundial para a Segurança e a Saúde no Trabalho queremos que reflita sobre o seu papel na promoção e na garantia de um ambiente de trabalho saudável e seguro. Será que, no seu dia-a-dia, faz o que lhe compete?

 

Quando pensamos em saúde e nos cuidados que devemos ter para a salvaguardar vem-nos logo à cabeça a importância de uma alimentação saudável, da prática de exercício físico, do consumo moderado de bebidas alcoólicas, de não fumar, de beber água… E ainda que todos estes cuidados sejam essenciais, serão suficientes?

A verdade é que raramente levamos em conta o impacto que o nosso trabalho, e as condições em que o desempenhamos, tem na nossa saúde e no nosso bem-estar. Mas se pensarmos bem, e assumindo que passamos muito tempo da nossa vida a trabalhar, o impacto da nossa atividade profissional na nossa saúde é incontornável.

No Dia Mundial para a Segurança e a Saúde no Trabalho, que se assinala a 28 de abril, queremos pôr em evidência algo de que nos esquecemos, mais do que seria desejável, no nosso dia-a-dia: a salvaguarda da saúde e da segurança no trabalho começa e acaba em cada um de nós e está, também, nas nossas mãos evitar que o nosso trabalho afete o nosso bem-estar!

Prevenir acidentes de trabalho é uma responsabilidade de todos. E o mesmo se aplica à promoção de um ambiente de trabalho saudável.

Por isso, aproveitamos este dia para o desafiar a refletir sobre o seu papel na salvaguarda da saúde e segurança no seu local de trabalho. Responda às seguintes questões:

– Já tive e/ou tenho problemas de saúde relacionados com o trabalho?

– O que faço coloca em risco a minha segurança e/ou saúde (tenho o dever e o direito de não o fazer)?

– Faço parte ativa na melhoria das condições do trabalho em colaboração com a entidade empregadora (lembre-se que de nada serve criticar, é preciso agir)?

– Alerto os meus colegas de trabalho e a entidade empregadora sempre que verifico situações inseguras?

– Aproveito as consultas de medicina no trabalho para identificar e esclarecer os problemas de saúde que penso estarem relacionados com o meu trabalho ou que possam influenciar o mesmo (lembre-se que deve dar-lhe a mesma importância das consultas que marca no seu médico de família ou de outra qualquer especialidade)?

 

A Saúde e Segurança no Trabalho é fundamental para o nosso bem-estar. Mas para que esta seja uma realidade, não basta definir regras e procedimentos. É preciso que todos, empresas e trabalhadores façam a sua parte!