Ar condicionado no trabalho: o que fazer para evitar problemas

Com as temperaturas a descer, saiba o que fazer para que o uso de ar condicionado no trabalho seja garantia de conforto e bem-estar e não de conflito entre colegas.

 

Com a chegada do Inverno, o ar condicionado é muitas vezes o recurso de eleição para aquecer os locais de trabalho. Mas nem todas as pessoas reagem bem a esta opção de climatização, o que pode provocar algum mal-estar físico ou entre colegas.

Uns queixam-se do frio, outros do calor… do ar seco… do ruído do aparelho. O ar condicionado é muitas vezes motivo de discórdia e pode, mesmo, estar na origem de problemas respiratórios ou alérgicos. Saiba o que fazer para evitar problemas com o ar condicionado no trabalho.

 

1. Definir regras de utilização

A legislação portuguesa é omissa em relação ao uso de ar condicionado nos espaços laborais, mas define que “a temperatura dos locais de trabalho deve, na medida do possível, oscilar entre os 18 e os 22 graus”, intervalo de valores adequado ao corpo humano. Relativamente à humidade, a lei diz que “deve estar situada entre 50 e 70%”.

As empresas devem providenciar os mecanismos necessários para que os locais de trabalho tenham as temperaturas consideradas ideais. Mas mesmo quando isto acontece, nem sempre há consenso entre os colaboradores e a climatização acaba muitas vezes por ser motivo de discórdia entre colegas.

Nestes casos, a definição de regras do uso do ar condicionado torna-se ainda mais importante, estabelecendo as temperaturas máxima e mínima do espaço, os períodos de funcionamento, entre outros aspetos. A utilização de um pequeno aparelho que meça a temperatura e a humidade do espaço pode ajudar a definir estas regras e a manter o espaço dentro dos valores recomendados.

 

2. Garantir o bom estado dos equipamentos

A limpeza dos filtros e a manutenção dos aparelhos de ar condicionado são fundamentais para garantir não só o seu correto funcionamento, mas também a qualidade do ar dentro das divisões onde estes estão instalados, evitando alguns dos problemas respiratórios e alérgicos habitualmente associados a esta forma de climatização.

A qualidade do ar poderá ainda beneficiar da instalação de um humidificador no espaço, o que garantirá que a humidade relativa do ar fica dentro dos níveis recomendados e ajudará a evitar os problemas de olhos e vias nasais secas associados ao uso do ar condicionado no trabalho.

 

3. Evitar conflitos

Antes de mudar a temperatura do ar condicionado, deve questionar os seus colegas ou colaboradores se não se importam que o faça. Além disso, deve fomentar o diálogo, evitando as reclamações em voz alta ou as indiretas que tantas vezes resultam em discussão.

Outra forma de evitar conflitos pode passar pela reorganização dos postos de trabalho, colocando mais perto do ar condicionado os colaboradores mais adeptos desta forma de climatização e mais afastados os que lhe são mais avessos ou sensíveis.

 

4. Vestuário adequado

Todos sentimos a temperatura de forma diferente e todos reagimos ao ar condicionado de forma diferente. Por isso, é fundamental adaptarmos o nosso vestuário ao local onde trabalhamos e onde assaremos grande parte do dia.

Se é uma das pessoas que acha que o espaço fica demasiado quente com o ar condicionado ligado, opte por vestir-se por camadas que possa ir tirando ou pondo ao longo do dia. Já os que gostariam de ter o espaço mais quente, mesmo que as temperaturas aconselhadas sejam respeitadas, devem ter um casaco no local de trabalho para vestir quando sentirem frio ou apostar em roupa interior térmica, que os ajudará a manterem-se confortáveis.