Sabe como lavar garrafas reutilizáveis?
- 21 Julho 2021
- Publicado por: Joana Fialho
- Categoria: Geral
Cada vez mais utilizadas, as garrafas reutilizáveis são incontornáveis para quem procura um dia-a-dia mais sustentável. Mas para que a sua utilização não acarrete riscos, é fundamental que estas sejam devidamente higienizadas. Saiba como, e com que frequência, se devem lavar garrafas reutilizáveis.
As garrafas reutilizáveis vieram para ficar. Em plástico, vidro ou alumínio, são um verdadeiro aliado para ter água sempre à mão e para reduzir o uso de plástico descartável, em casa, no trabalho, no ginásio ou nos momentos de lazer. Mas se estas não forem convenientemente limpas, o risco de acumularem bactérias é elevado.
Passar por água não chega. Mas a forma das garrafas nem sempre facilita uma lavagem correta. Quanto mais fechado for o bocal. E o mesmo acontece com as garrafas com palhinha integrada.
Siga as nossas dicas e saiba como lavar garrafas reutilizáveis.
Três formas de lavar a sua garrafa reutilizável
Qualquer que seja a forma escolhida para lavar a sua garrafa de água reutilizável, é importante que, sempre que o faça, dê a atenção necessária às peças amovíveis, como tampa e borracha isoladora, palhinhas ou tubos, que devem ser lavadas individualmente. Em qualquer uma das formas escolhidas, recorrer a um escovilhão pode ajudar na tarefa, sobretudo em garrafas com bocais mais estreitos.
- Detergente e água
Encha a sua garrafa até meio com água morna e adicione algumas gotas de detergente da loiça. Depois, agite vigorosamente a garrafa e enxague. Repita o processo até que a garrafa fique completamente limpa e enxague abundantemente, eliminando todo o detergente, antes de a colocar para secar.
Esta é uma solução de lavagem adequada a garrafas de qualquer material, incluindo de alumínio. Para tornar a lavagem mais eficaz, pode acrescentar à água com detergente algumas pedras de sal grosso ou uma colher de arroz cru, que ajudará a remover quaisquer manchas.
- Vinagre
Conhecido pelas suas propriedades desinfetantes e desengordurantes e por neutralizar odores, o vinagre pode ser usado para lavar garrafas reutilizáveis de plástico e vidro, não sendo aconselhado para lavar garrafas de alumínio.
Encha a garrafa com água e vinagre branco, agite e deixe atuar durante umas horas, ou durante toda a noite. Depois enxague devidamente.
- Bicarbonato de sódio
Tal como o vinagre, também o bicarbonato de sódio ajuda a desengordurar e a desinfetar. Para o usar na lavagem da sua garrafa reutilizável, basta encher a garrafa com uma colher de bicarbonato para cada chávena de água, agitar bem, deixar atuar durante alguns minutos e enxaguar bem.
Para lavar a tampa e outras peças amovíveis, coloque o bicarbonato numa escova de dentes e esfregue vigorosamente. A escova deve ser usada unicamente para este fim.
Com que frequência se devem lavar garrafas reutilizáveis?
Idealmente, as garrafas de água devem ser lavadas todos os dias. As garrafas reutilizáveis que não sejam lavadas com a devida frequência são mais propícias à acumulação de germes e bactérias.
O facto de apenas encher a sua garrafa reutilizável com água não reduz o risco. Na verdade, não é a água que acarreta riscos, mas o facto de levar a garrafa à boca.
Por cada dia que passar sem lavar a garrafa, mais germes se vão acumular. E o ambiente húmido é ideal para a sua propagação.
Quando substituir a sua garrafa reutilizável?
As garrafas reutilizáveis devem ser substituídas quando apresentarem fissuras, descoloração, manchas ou odores que não saiam com a lavagem. Uma boa manutenção, pode fazer com que a sua garrafa dure muito tempo. Além das lavagens adequadas e frequentes, tenha o cuidado de deixar a garrafa aberta sempre que não a estiver a usar, evitando que se criem condições para o aparecimento de bolor ou de maus odores.