Como prevenir as infeções respiratórias nos locais de trabalho?

Com a chegada do tempo frio e chuvoso, chegam também as infeções respiratórias. E nos locais de trabalho, com várias pessoas a partilharem o mesmo espaço, o risco de contágio é maior. Saiba como prevenir as infeções respiratórias em ambientes de trabalho.

 

Ainda o Inverno não começou e já percebemos que este ano as infeções respiratórias não dão tréguas, tanto a miúdos como a graúdos. Urge, por isso, adotar algumas medidas de prevenção que nos ajudem a enfrentar os próximos meses. E nos locais de trabalho, onde a concentração de pessoas aumenta o risco, estes cuidados tornam-se ainda mais importantes.

 

O que fazer?

Prevenir as infeções respiratórias nos locais de trabalho (e não só) passa, em primeiro lugar, por não esquecer as medidas básicas de higiene e etiqueta respiratória:

– ao tossir ou espirrar deve cobrir o nariz e a boca com lenços de papel ou, se tal não for possível, para a dobra do braço/cotovelo;

– os lenços usados devem ser colocados imediatamente no lixo;

– lavar e/ou desinfetar as mãos com frequência, sobretudo depois de espirrar ou tossir e ao tocar em superfícies ou materiais de uso comum;

– em locais fechados com muitas pessoas, pondere utilizar máscara.

Os locais de trabalho devem ainda ser arejados e ventilados, reduzindo a quantidade de vírus no ar. Caso a ventilação com ar fresco não seja possível, deve ser utilizada ventilação mecânica de ar (sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), desde que esteja garantida a limpeza e manutenção dos sistemas.

 

E em caso de sintomas?

Sintomas como pingo no nariz, espirros, dores de cabeça e/ou garganta e febre estão habitualmente associados a infeções das vias respiratórias superiores, geralmente sem gravidade e que passam ao fim de alguns dias, muitas vexes sem necessidade de cuidados médicos. Já no caso das infeções das vias respiratórias inferiores, os sintomas mais comuns são tosse, expetoração, falta de ar ou dificuldade em respirar, podendo esta ser acompanhada de dor a inspirar. Nestes casos, é muitas vezes necessário recorrer à assistência médica.

Em caso de sintomas deve, se possível, evitar deslocar-se ao seu local de trabalho, protegendo-se a si e aos seus colegas. Caso os sintomas se agravem, deve contactar o SNS 24 (808 24 24 24) ou o seu médico assistente.