Conciliar teletrabalho e ensino à distância: 5 dicas que o vão ajudar

Com o regresso das aulas à distância, a semana passada foi extremamente desafiante, sobretudo para os pais que estão em teletrabalho. A pensar naqueles que se sentem mais sobrecarregados e, sobretudo, nos que temem não conseguir dar conta do recado, reunimos algumas dicas que ajudam nesta tarefa hercúlea que é conciliar o teletrabalho com o ensino à distância.

 

1. Planifique a semana da família

Faça um horário familiar que inclua as aulas das crianças, os momentos de pausas e refeições, os tempos de estudo individual, os momentos em que os pais têm de trabalhar sem interrupções. Uma visão geral da semana vai ajudá-lo na articulação do seu trabalho com o apoio que terá de dar aos seus filhos. Se for possível, divida a responsabilidade de apoiar as crianças entre os progenitores, permitindo que, alternadamente, ambos possam ter dias em que se dediquem mais aos seus trabalhos.

 

2. Mantenha rotinas

É importante que tente manter os horários de acordar e deitar, bem como os momentos de refeição, que podem ser aproveitados como momentos de convívio em família. Se possível, ajuste o seu horário de trabalho às dinâmicas do ensino à distância dos seus filhos, aproveitando os momentos em que eles não necessitam da sua presença para trabalhar.

 

3. Defina prioridades e seja flexível

Manter as rotinas é bom, mas é preciso que se mentalize que há dias em que não vai conseguir fazer tudo aquilo a que se propôs. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo. Divida o trabalho mais exigente em pequenas tarefas e alterne entre atividades mais leves e mais difíceis, ajudando a manter a motivação. Esta dica é também válida para os pequenotes.

 

4. Defina zonas de estudo, trabalho e lazer

Sempre que possível, cada um deve ter o seu espaço de trabalho ou estudo, que todos devem respeitar. Neste espaço devem estar apenas os materiais essenciais às tarefas de cada um, evitando distrações. A salvaguarda de um espaço para os momentos de convívio e pausa (nos quais devem ser evitados computadores e telemóveis) é também importante para que se consiga fazer a divisão dos diferentes momentos do dia.

 

5. Não sacrifique o seu descanso

Defina uma hora para desligar o computador. Mesmo que nalguns dias esta hora tenha de ser adiada, é importante que não deixe o trabalho arrastar-se diariamente. Os momentos de descanso são fundamentais para manter a produtividade e recarregar energias para estes dias tão exigentes, bem como para manter o ânimo e a tranquilidade.