Covid-19 – Equipamento de Proteção Individual: saiba como usar

Com o levantamento gradual das medidas de confinamento e o retomar de algumas atividades, muitos são os que regressaram, ou se preparam para regressar, aos seus locais de trabalho.
Ainda que o número de infetados pelo novo Coronavírus esteja a reduzir, a verdade é que ainda estamos longe de podermos retomar as nossas rotinas habituais, sem cuidados de proteção contra um vírus que virou o mundo inteiro do avesso.

 

A transmissão do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, pode ocorrer:

– pela projeção de gotículas respiratórias contaminadas através da tosse, fala ou espirros, e quando estas são inaladas ou entram em contacto com a boca, o nariz ou os olhos de outra pessoa;

– pelo contacto direto com secreções respiratórias, fezes ou superfícies contaminadas;

– por via área, quando existe a formação de aerossóis.

É, por isso, importante a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que previnam o contacto das gotículas infeciosas com os pontos de entrada.

Além das já sobejamente conhecidas e divulgadas regras de higienização das mãos, de etiqueta respiratória e de distanciamento, o uso de máscaras, luvas, viseiras e outros equipamentos de proteção é também fundamental para evitar que o desconfinamento se traduza numa nova escalada do número de infetados. Mas o uso inadequado pode levar a que estes, ao invés de garantir a proteção, acabem por se tornar agentes de contaminação.

Reunimos as regras que deve observar na colocação, utilização e eliminação dos EPI para que estes sejam, efetivamente, aliados de proteção contra a infeção por Covid-19.

 

Máscaras

As máscaras devem ser sempre encaradas como medida complementar de proteção, a par das já referidas regras de higienização das mãos e etiqueta respiratória.

A máscara deve cobrir sempre a boca e o nariz, funcionando como uma barreira da transmissão direta de agentes infeciosos.

O uso de máscaras deve ser feito de forma responsável e adequado ao nível de exposição ao vírus.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, foram definidos três níveis de categorização das máscaras a utilizar no contexto da Covid-19, tendo em conta a sua finalidade:

  • Nível 1: máscaras destinadas à utilização por profissionais de saúde.
  • Nível 2: máscaras destinadas à utilização por profissionais que não sendo da saúde estão expostos ao contacto com um elevado número de indivíduos.
  • Nível 3: máscaras destinadas à promoção da proteção de grupo (utilização por indivíduos no contexto da sua atividade profissional, utilização por indivíduos que contactam com outros indivíduos portadores de qualquer tipo de máscara e utilização nas saídas autorizadas em contexto de confinamento, nomeadamente em espaços interiores com múltiplas pessoas).

 

Colocação e utilização da máscara:

1. Lave bem as mãos antes de colocar a máscara

2. Coloque a máscara com o lado branco (face interna) em contacto com a cara e o lado colorido (face externa) virado para fora. Pode ainda guiar-se pelas pregas, que deverão ficar voltadas para baixo.

3. Verifique se a máscara está perfeitamente ajustada ao rosto, cobrindo nariz, boca e queixo e certificando-se de que não existem espaços entre o rosto e a máscara, evitando a entrada de organismos infeciosos

4. Não toque na máscara enquanto a estiver a usar

5. A máscara deve ser trocada quando estiver suja ou húmida

 

Remoção e eliminação da máscara:

1. Lave e/ou desinfete as mãos

2. Retire a máscara segurando nos atilhos ou elásticos, a partir da parte de trás da cabeça ou das orelhas, sem tocar na frente da máscara.

3. Coloque imediatamente a máscara descartável num contentor apropriado.

4. No caso de máscaras reutilizáveis, estas devem ser lavadas a cada utilização, de preferência na máquina, a pelo menos 60º. Caso não seja possível, podem ser lavadas à mão, devendo ser deixadas de molho com água e detergente durante 20 a 30 minutos.

5. Se a lavagem não for imediatamente possível, a máscara deve ser guardada num saco de plástico fechado.

6. Lave e/ou desinfete novamente as mãos.

 

As máscaras comunitárias (máscaras têxteis de nível 2 ou 3) não são aconselhadas a grupos de risco, como idosos, grávidas, doentes com sistema imunitário comprometido ou elementos de alguns grupos profissionais, que devem antes proteger-se com uma máscara cirúrgica.

As máscaras reutilizáveis devem ser armazenadas e transportadas numa bolsa, ou saco, lavado e fechado e devem ser descartadas assim que o tecido apresentar os primeiros sinais de degradação.

 

Viseiras

A viseira de proteção facial não dispensa a utilização de máscara. Especialmente útil na prevenção do toque na cara e na proteção de olhos, as viseiras já são menos eficazes na proteção da boca e nariz, uma vez que são abertas em baixo e não conferem proteção respiratória contra agentes biológicos.

Reutilizável, a viseira deve envolver toda a face, cobrindo a testa, estendendo-se abaixo do queixo e envolvendo as laterais do rosto. Deve ainda ser feita em material inquebrável e ter uma fita regulável, garantindo o ajuste adequado.

A viseira deve ser lavada após cada utilização, com água e sabão, e depois desinfetada (com álcool a 70% ou com água com lixívia (na proporção de uma parte de lixívia para 49 partes de água).

 

 Luvas

O uso de luvas não pode, em qualquer circunstância, substituir a devida lavagem das mãos com água e sabão e/ou a desinfeção com soluções de base alcoólica.

As luvas devem ser descartáveis e usadas apenas pelo tempo estritamente necessário, evitando a sua degradação.

Ao usar luvas, deve prevenir o contacto indiscriminado com superfícies e objetos potencialmente contaminados, evitando a disseminação de microorganismos.

(Imagem luvas.png)

fonte: Instituto de Higiene e Medicina Tropical

As luvas usadas devem ser sempre e imediatamente colocadas no lixo, jamais deixadas no chão, na via pública ou em qualquer outro local que não um contentor apropriado, com tampa. Na impossibilidade de as colocar num contentor devidamente fechado, deve colocá-las no lixo indiferenciado, dentro de um saco bem fechado.

 

Conte com a Fermabe!

Se tem dúvidas relativamente aos EPI mais indicados para se proteger do novo Coronavírus no seu local de trabalho, ou sobre a forma correta de os usar, o serviço de Segurança no Trabalho da sua empresa pode ajudá-lo!