De pequenino… se aprende a Segurança e Saúde no Trabalho

Agência Europeia defende a integração da Segurança e Saúde no Trabalho na educação para que a prevenção de acidentes e doenças profissionais acompanhe o crescimento e, mais tarde, a vida profissional dos alunos.

Integrar a Segurança e Saúde no Trabalho na educação levará a que a prevenção passe a fazer parte da vida quotidiana de alunos, pais e funcionários, “integrando naturalmente o seu modo de trabalhar, brincar e viver”. É esta a convicção da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) que gostaria de ver as questões relacionadas com a Segurança e Saúde no Trabalho abordadas sistematicamente nas salas de aula europeias.

Para a EU-OSHA, quanto mais cedo as crianças começarem a familiarizar-se com o tema da Segurança e Saúde no Trabalho, maior é a probabilidade de desenvolverem “uma atitude positiva face à segurança e saúde que os acompanhará durante toda a sua vida profissional”. A agência defende ainda que será mais eficaz a integração destes temas em disciplinas diversificadas do que o ensino da Segurança e Saúde no Trabalho como uma matéria em separado.

Assim, a EU-OSHA pretende que as escolas sejam abordadas como organização e se envolvam alunos, professores e funcionários para fazer da escola um lugar seguro e saudável que lhes permita aprender e trabalhar através:
– Da educação em matéria de riscos e gestão da SST, envolvendo os alunos na identificação dos perigos;
– Da promoção e educação para a saúde, recorrendo, por exemplo, a iniciativas destinadas a criar escolas saudáveis;
– Da promoção da dignidade e do respeito por todos, recorrendo, por exemplo, a campanhas anti-bullying (anti-intimidação);
– Do cuidado com o ambiente, recorrendo, por exemplo, à reutilização e reciclagem.

E para ajudar nesta missão, os professores têm já à sua disposição alguns recursos e ferramentas. O destaque vai para um documento com estratégias de formação de professores para o ensino da prevenção de riscos profissionais, bem como para um conjunto de aulas em vídeo com o já famoso Napo, o boneco animado, que ajudará a introduzir o tema da Segurança e Saúde no Trabalho a alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

A agência apela ainda ao trabalho em rede não só entre escolas, mas também entre as autoridades de Segurança e Saúde no Trabalho e educação.