Dia Mundial da Visão: Proteja os seus olhos no trabalho!
- 11 Outubro 2018
- Publicado por: Joana Fialho
- Categorias: Geral, Segurança e Saúde no Trabalho
Num mundo cada vez mais digital, a nossa visão está constantemente a ser agredida por ecrãs. Neste Dia Mundial da Visão, saiba o que deve fazer para proteger os seus olhos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 285 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual moderada ou grave em todo o mundo. Já em Portugal, a Direção-Geral de Saúde estima que cerca de metade da população sofra de alterações da visão, da diminuição da acuidade visual à cegueira.
Os números são um reflexo dos nossos hábitos. Já pensou quantas horas por dia passa a olhar para ecrãs? E mesmo se o seu trabalho não implica muitas horas em frente a um computador, são muitas as tarefas que exigem muito da nossa visão.
Assinalando o Dia Mundial da Visão que se comemora hoje, 11 de outubro, deixamos-lhe algumas dicas para proteger os seus olhos.
Visão e ecrãs
Para quem passa todo o dia, ou uma boa parte, a trabalhar no computador, a iluminação é um dos principais cuidados a ter no que à proteção da visão diz respeito. A luz deve ser indireta e não deve refletir no ecrã.
É também importante escolher um ecrã suficientemente grande, com contraste e luminosidade devidamente ajustados, e que este esteja a uma distância entre 50 a 70 centímetros de si.
A cada hora de trabalho em frente a um ecrã, deve ser feita uma pausa de 5 a 10 minutos, durante a qual deve descansar os olhos fixando um ponto distante.
Visão e trabalhos manuais
Os trabalhadores cujas tarefas implicam o contacto com poeiras, detritos ou substâncias perigosas, bem como a exposição a fontes de calor ou de luz muito fortes, devem proteger a sua visão com uns óculos adequados.
Já quem trabalha muitas horas ao ar livre, deve proteger-se da luz e dos raios solares, usando óculos com filtro UV.
Prevenção é o melhor remédio!
Não obstante a elevada incidência de problemas da visão, a Organização Mundial de Saúde defende que cerca de 75% da deficiência visual possa ser prevenida ou tratada. A Medicina no Trabalho e a Segurança no Trabalho são fundamentais nesta prevenção.
A realização de testes de visão nas consultas periódicas com o Médico do Trabalho e a realização de avaliação da iluminância nas instalações das empresas são fundamentais para garantir a boa saúde ocular dos trabalhadores, prevenindo situações de risco e contribuindo para a sua motivação e produtividade.