Diabetes: a doença silenciosa que pode ser prevenida!
- 14 Novembro 2018
- Publicado por: cloudbyte
- Categoria: Geral
No Dia Mundial da Diabetes, saiba o que deve fazer para prevenir, ou controlar, a doença que afeta 400 milhões de pessoas em todo o mundo e que pode comprometer gravemente a sua qualidade de vida.
Instituído em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial da Diabetes assinala-se, todos os anos, a 14 de novembro. O objetivo é alertar para o aumento alarmante de casos de Diabetes a nível mundial.
Segundo a OMS, a Diabetes é responsável pela morte de 5 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo. Embora a doença afete 400 milhões de pessoas, estima-se um em cada dois adultos não esteja devidamente diagnosticado.
Tratando-se de uma doença crónica e incapacitante, a Diabetes caracteriza-se pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue a que se chama glicemia e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. Nalguns casos, a Diabetes deve-se à produção, ou ação, insuficiente de insulina (uma hormona produzida pelo pâncreas que reduz a glicemia, permitindo que o açúcar presente no sangue entre nas células e seja usado como fonte de energia).
Podendo manifestar-se de diferentes formas como a Diabetes tipo 1 , tipo 2 ou Diabetes Gestacional a Diabetes é uma doença silenciosa. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental para diagnosticar esta doença que, se não for controlada, pode ter consequências graves para quem dela sofre.
Fatores de risco da Diabetes
O excesso de peso e obesidade, a ingestão de açúcar e gordura em excesso, o sedentarismo, a história familiar e herança genética, a idade e o stress são alguns dos principais fatores de risco da Diabetes. A estes juntam-se o alcoolismo, a hipertensão arterial, a condição de pré-diabetes, a hipertensão arterial, história prévia de doença cardiovascular ou de Diabetes Gestacional.
Como prevenir a Diabetes
A adoção de um estilo de vida saudável é a principal forma de prevenção da Diabetes, a par com um seguimento médico adequado.
A prática de uma atividade física regular é fundamental. Para além de ajudar a controlar o peso, permite um melhor funcionamento do nosso corpo e aumenta a nossa capacidade de usarmos o açúcar presente no sangue como fonte de energia.
Já no que à alimentação diz respeito, devem ser privilegiadas as fontes de fibra (fruta, leguminosas e legumes), as fontes de hidratos de carbono complexos (batata doce, leguminosas, massas, farinhas e cereais integrais, legumes e vegetais), e as gorduras saudáveis (como o azeite, os frutos secos, peixes gordos, cremes vegetais e abacate).
A ingestão de açúcar, de carnes vermelhas e de lacticínios gordos (como manteiga, natas, queijos e leite ou iogurtes gordos) deve ser reduzida. Por fim, deve manter-se hidratado, bebendo pelo menos um litro de água por dia.
Para quem já sofre de Diabetes, estes cuidados assumem uma importância acrescida: ajudam a controlar a doença e a garantir qualidade de vida, evitando complicações mais graves, como insuficiência renal, cegueira ou amputação de membros.