- 8 Janeiro 2020
- Publicado por: cloudbyte
- Categoria: Geral

Em época de gripes e constipações, a nossa despensa e o nosso frigorífico podem ser verdadeiras farmácias. Fique a saber como as nossas escolhas alimentares nos podem ajudar a protegermo-nos das maleitas mais comuns do Inverno e que alimentos deve incluir nas suas refeições nestes meses mais frios.
Mel
Com propriedades antimicrobianas e energéticas, o mel é um dos alimentos que mais o vai ajudar a combater a fadiga e a proteger-se de gripes e constipações nestes meses de Inverno. Como o mel tem menos calorias que o açúcar, é a melhor opção para adoçar bebidas quentes, pratos e sobremesas, podendo ser consumido diariamente.
Legumes e Vegetais
Ricas em anti-oxidantes e nutrientes, as verduras são fundamentais para a proteção das células e o bom funcionamento do organismo. E se isto não fosse suficiente para os incluir diariamente nas suas refeições, nada é mais reconfortante nos dias mais frios do que uma sopa bem quentinha ou um refogado nutritivo.
As possibilidades de combinações são tantas que conseguirá variar imensas vezes de sabor, sem grande esforço. E para tirar o máximo partido dos benefícios dos legumes e vegetais, deve descascá-los no último momento, evitar colocá-los de molho em água enquanto os lava e limitar o tempo de cozedura, evitando a perda de nutrientes.
Fruta
Fundamental ao longo de todo o ano, a fruta assume especial importância nos meses mais frios. Opte por frutas da época e ricas em vitamina C, como laranjas, tangerinas ou kiwi, ananás, limão ou romã.
Consuma a fruta imediatamente após a descascar e evite a sua exposição ao ar e à luz, que provoca perda de vitamina C. Pode ainda optar por sumos naturais para garantir a ingestão da quantidade diária recomendada de peças de fruta.
Frutos Secos
São uma ótima fonte de energia, muitos ricos em ácidos gordos e minerais. É por isso que os alperces, ameixas e figos secos, passas, amêndoas, nozes e avelãs, entre outros, devem ser incluídos na sua alimentação, sendo uma excelente opção de snack saudável.
Não obstante os benefícios dos frutos secos, não deve esquecer-se que estes são alimentos muito calóricos, pelo que o seu consumo deve ser moderado.
Chá
Além de ser uma excelente forma de garantir a ingestão de água, o chá pode ser um poderoso antiviral e um aliado no fortalecimento da sua imunidade. Do chá verde às infusões com equinácea, gengibre, curcuma, ginseng, limão… o que não faltam no mercado são opções que o vão ajudar a combater o frio.
Chocolate Negro
São cada vez mais os benefícios atribuídos ao chocolate negro, com o mínimo de 70% de cacau. Além de ajudar a combater a ansiedade e o stress, estudos recentes atribuem-lhe propriedades antitússicas.
Tal como com os frutos secos, também neste caso a moderação é a palavra de ordem. Não se trata de comer uma tablete, mas sim de desfrutar de um quadradinho, de vez em quando.