Hipertensão: saiba como prevenir!
- 17 Maio 2019
- Publicado por: cloudbyte
- Categoria: Geral
No Dia Mundial da Hipertensão, que todos os anos se assinala a 17 de maio, saiba que cuidados deve ter para se proteger de uma patologia que afeta cerca de 2 milhões de portugueses.
Para que o sangue chegue a todos os tecidos e células do nosso organismo, é exercida alguma pressão sobre as paredes das artérias. É normal que esta pressão, a que se chama tensão arterial, aumente em momentos de fortes emoções ou devido a esforços físicos, voltando depois a níveis normais.
Falamos em hipertensão arterial quando esta pressão se mantém elevada por largos períodos de tempo ou quando aumenta subitamente. A força excessiva contra a parede das artérias durante muito tempo afeta vários órgãos vitais, como o coração, os rins, os pulmões ou o cérebro, podendo ter consequências muito graves, ou mesmo fatais.
Em Portugal, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas sejam hipertensas, mas que metade destas desconheçam a sua condição. De acordo com a Sociedade Portuguesa de HipertensãoSociedade Portuguesa de Hipertensão, apenas em cerca de 10% dos casos a hipertensão é causada por uma doença ou condição associada. Nos restantes 90%, a hipertensão deve-se a hábito de vida pouco saudáveis.
Como se manifesta a hipertensão?
A hipertensão é uma patologia silenciosa, sem quaisquer sintomas ou sinais de doença nos primeiros anos. Apenas em alguns casos a hipertensão se manifesta através de cefaleias, tonturas, visão desfocada, dor no peito ou sensação de falta de ar, mal-estar difuso, sintomas comuns a muitas doenças.
Na ausência de diagnóstico e, consequentemente, adoção de medidas adequadas ao controlo da pressão arterial, a pressão excessiva acaba por lesar os vasos sanguíneos e afetar os principais órgãos do nosso organismo.
Como prevenir a hipertensão?
– Manter a sua pressão arterial vigiada é fundamental! A Medicina no TrabalhoMedicina no Trabalho tem, neste ponto, uma enorme importância, permitindo um acompanhamento regular e a deteção precoce de eventuais problemas.
– Faça uma alimentação saudável. Tenha especial atenção ao consumo de sal e de gorduras, que deve ser reduzido, e coma mais legumes e fruta.
– Não fume e limite o consumo de álcool e café, que contribuem para o aumento da pressão arterial.
– Mexa-se! A prática regular de atividade física estimula a circulação sanguínea.
– Caso seja hipertenso e já esteja a ser medicado, cumpra a terapêutica que lhe foi prescrita.