Oito dicas para uma vida saudável
- 3 Abril 2018
- Publicado por: Joana Fialho
- Categoria: Geral
Sem comentários

“Saúde para Todos” é o lema das comemorações deste ano do Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril.
Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1950, o Dia Mundial da Saúde pretende alertar e informar a população mundial para os diversos fatores que determinam uma vida saudável. “Saúde para Todos” é o mote das comemorações deste ano, que se estendem pelos quatro cantos do mundo.
Tendo como próprio lema “Segurança e Saúde, um bem para todos”, a Fermabe não podia deixar de assinalar o Dia Mundial da Saúde, com oito dicas para que viva uma vida mais saudável:
- Coma bem! Tudo o que comemos tem impacto na nossa saúde e são as nossas opções que ditam se este impacto é negativo ou positivo. Evitar os alimentos mais gordurosos e processados e moderar o consumo de sal é fundamental. Por outro lado, deve privilegiar a ingestão de alimentos ricos em fibras e vitaminas. Se é daqueles que não dispensa um bom petisco, equilibrar os alimentos menos saudáveis com frutas e vegetais é um bom hábito!
- Beba água! Um corpo bem hidratado funciona melhor, uma vez que a água é a responsável por transportar vários nutrientes para as nossas células. O ideal é beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia. O consumo de chás, tisanas, águas aromatizadas, sumos naturais, fruta ou sopa é uma boa ajuda. Já as outras bebidas, nomeadamente as alcoólicas e os refrigerantes, devem ser consumidas com moderação.
- Durma bem! E não falamos só do número de horas, que bem sabemos que nem sempre conseguimos dormir as 8 horas aconselhadas. A qualidade do sono é tão importante quanto a quantidade. Um lugar confortável, sem claridade ou ruído, livre de ecrãs, é o sítio ideal para um bom descanso.
- Proteja a sua pele! Não só na praia, mas também nas atividades de lazer ou trabalho ao ar livre. A exposição aos raios ultravioleta não ocorre apenas quando estamos a apanhar banhos de sol e o seu impacto não se fica pelas queimaduras solares.
- Mexa-se! Mesmo que não seja adepto da prática desportiva, pequenas alterações no seu quotidiano podem dar uma grande ajuda, como deixar o carro parado sempre que precise de fazer pequenos percursos que possa fazer a pé. Brinque com os seus filhos, dance, faças jogos. Tudo o que implique movimento é benéfico para a sua saúde!
- Pare de fumar! Todos sabemos os malefícios do tabaco e o risco cardiovascular que os fumadores correm. Se é fumador, parar de fumar é a melhor coisa que pode fazer por si e pela sua saúde. Se não o conseguir fazer sozinho, peça ajuda.
- Consulte o seu médico com regularidade! O diagnóstico tardio dificulta, ou inviabiliza, a cura de muitas doenças. Se tiver alguma dor, ou notar que algo está diferente com a sua saúde, procure um médico que o possa avaliar e esclarecer as suas dúvidas. Além disso, é também importante manter o seu colesterol e a sua tensão arterial vigiados.