Poupar água em casa: 8 dicas para usar no seu dia-a-dia
- 19 Agosto 2021
- Publicado por: Joana Fialho
- Categoria: Geral
As alterações climáticas e o seu impacto nos recursos hídricos que teremos disponíveis no futuro estão na ordem do dia. Torna-se, por isso, urgente que todos repensemos os nossos hábitos, a fim de poupar água e evitar o desperdício de tão importante recurso. Saiba o que pode fazer em sua casa.
Os números divulgados no Relatório Anual dos Serviços de Água e Resíduos em Portugal são preocupantes: o desperdício de água pode chegar aos 80% em muitos municípios do país. E se tivermos em conta que Portugal se encontra numa zona de risco de aquecimento global e que o aumento das temperaturas se poderá traduzir numa redução dos recursos hídricos, a situação é ainda mais preocupante e poupar água é cada vez mais urgente.
O futuro prepara-se hoje! Está na hora de adotar hábitos que permitam poupar água, garantindo que as gerações futuras continuem a ter acesso a água potável. Mas as vantagens desta mudança de atitudes não se ficam só por aqui. Com pequenas alterações nos seus hábitos de consumo, poderá ainda reduzir substancialmente a sua conta da água.
Saiba o que pode fazer em sua casa para poupar água, protegendo simultaneamente o planeta e a sua carteira.
1. Feche a torneira sempre que possível!
Durante a sua higiene pessoal, habitue-se a fechar a torneira enquanto faz a barba, escova os dentes, ensaboa as mãos, o corpo ou o cabelo.
2. Prefira duche a banho de imersão
A diferença é brutal: enquanto um banho de imersão gasta, em média, 250 litros de água, num duche pode gastar cerca de 25 litros. Agora multiplique esta diferença por todos os banhos que toma e faça as contas a quanto pode poupar.
3. Poupe enquanto lava a louça
A máquina de lavar louça é a opção mais eficiente, mas quando esta não existe, ou não é suficiente para todas as peças que precisamos de lavar, há alguns cuidados que devemos ter. O primeiro é evitar lavar louça à mão em água corrente. Deixe a louça e utensílios de molho por uns minutos numa pia, ou bacia, com água e sabão e esfregue-os com a torneira fechada. Apenas o enxaguamento deve ser feito com água limpa.
4. Máquinas cheias e programas de lavagem adequados
Tanto a máquina de lavar louça como a máquina de lavar roupa são importantes aliados na poupança de água. Mas a sua utilização também deve ser regrada, tendo sobretudo o cuidado de apenas iniciar a lavagem com as máquinas cheias.
Se tiver necessidade de colocar a máquina a lavar com meias cargas, selecione programa ajustados e económicos, evitando um desperdício maior.
5. Atenção às torneiras…
Instalar redutores de caudais nas torneiras da sua casa é uma excelente forma de poupar água e dinheiro. Além disso, deve ter o cuidado de fechar sempre bem as torneiras ou arranjar rapidamente as torneiras que pingam e que, ao fim de umas horas já desperdiçaram uma quantidade significativa de água.
6. … e ao autoclismo!
Em primeiro lugar, garanta que o seu autoclismo não tem fugas de água, gerando consumos desnecessários. Depois, use a opção de descarga do autoclismo adequada às suas necessidades.
Se quiser poupar ainda mais, aproveite a água da lavagem de frutas e legumes para substituir as descargas de autoclismo e coloque uma garrafa de plástico dentro da caixa do autoclismo, diminuindo a quantidade de água gasta em cada descarga.
7. Mangueira vs. Balde
Na lavagem de viaturas, pátios ou quintais, varandas ou passeios deve privilegiar o uso de balde e esponja ou esfregona para poupar água. A mangueira deve manter-se aberta o mínimo de tempo possível, sendo usada apenas para o enxaguamento rápido.
8. Regar plantas, jardins e hortas
Quanto maior for a zona verde da sua casa, mais cuidado deve ter para evitar desperdício de água. Plantas e jardins devem ser regados ao início da manhã ou ao anoitecer, prevenindo a evaporação da água. Deve também preferir o uso de regador, ao invés de mangueira aberta.
Ainda no que às plantas e zonas verdes diz respeito, outra forma de evitar o desperdício de água é aproveitar os dias de chuva para recolher a água necessária à rega. Por fim, na escolha das plantas para o seu jardim pode optar por plantas, mais resistentes à seca, que necessitam de menos água.