Poupar energia: cinco dicas para usar em casa e no trabalho
- 3 Novembro 2021
- Publicado por: Joana Fialho
- Categorias: Geral, Segurança e Saúde no Trabalho
Com a chegada dos meses mais frios e escuros, as contas de eletricidade tendem a disparar. Saiba como pode poupar energia no seu dia-a-dia, com pequenas mudanças de hábitos.
A hora mudou e os dias estão a ficar mais ‘curtos’, o que nos obriga a acender as luzes mais cedo. Não tarda, o frio vai levar-nos a recorrer a ajuda para nos mantermos quentes e confortáveis. E, já se sabe, as contas da luz vão subir.
Em casa e no trabalho, há pequenos hábitos que nos podem ajudar a poupar energia. Siga as nossas dicas e proteja a sua carteira, ao mesmo tempo que protege também o ambiente. E como nesta missão todos contam, partilhe estas dicas com a sua família e os seus colegas!
1. O sol como aliado
Ter sistemas que nos ajudem a aproveitar a energia solar seria o ideal, mas bem sabemos que esta nem sempre é uma solução viável. Mesmo com o aproximar do inverno, com dias mais frios e menos horas de luz natural, o sol é uma preciosa ajuda para reduzir o consumo de energia elétrica.
Abra os estores e cortinas para deixar que os raios de sol ajudem a aquecer a divisão. Se possível, tenha o seu posto de trabalho aproximado de janelas.
2. Desligue luzes e equipamentos
Em modo de espera (stand by) os aparelhos como televisões, computadores, impressoras e micro-ondas, continuam a consumir energia. Desligá-los no botão, ou mesmo na tomada, pode traduzir-se numa poupança de energia que pode chegar aos 20%. Pode parecer pouco, mas tendo em conta todos os aparelhos que habitualmente deixamos em stand by, este cuidado vai refletir-se na conta da luz.
Em casa, deve fazê-lo durante o dia (caso trabalhe fora), e durante as horas de sono. Já no trabalho, desligue os equipamentos nos momentos de pausa e ao fim do dia. Utilizar sensores de presença, dimmers (dispositivos utilizados para variar a intensidade da corrente elétrica) e temporizadores pode ajudá-lo nesta tarefa.
Outro cuidado que deve ter é o de não deixar o telemóvel e o portátil a carregar toda a noite. Mesmo com a bateria a 100%, enquanto se mantiverem ligados à corrente, estes aparelhos continuam a consumir energia.
3. Use os aparelhos de climatização de forma responsável
Esta é uma dica válida para todo o ano. Seja para aquecer, seja para refrescar a sua casa ou local de trabalho, evite ter os aparelhos de climatização a funcionar com as janelas abertas.
Deve ainda assegurar-se que as divisões estão bem isoladas. As janelas de vidro duplo são uma boa aposta. Na sua ausência opte por colocar portadas ou estores exteriores, calafetar portas e janelas, evitando o desperdício do calor ou frio gerado pelos sistemas de climatização.
Os equipamentos de climatização devem também ser alvo de manutenção regular, garantindo que se mantêm a funcionar em perfeitas condições.
4. Prefira lâmpadas de baixo consumo
As lâmpadas economizadoras iluminam tão bem, ou melhor, que as lâmpadas incandescentes e permitem poupar até 80% de energia elétrica. As lâmpadas LED são as mais indicadas. Apesar de serem mais caras, estas lâmpadas duram até 8 vezes mais.
Além da escolha das lâmpadas, deve ainda ter em atenção a orientação da iluminação, adequando-a ao espaço (em termos de dimensão e de funcionalidade) onde esta será utilizada. No caso das empresas, a Fermabe pode dar uma importante ajuda nesta questão, fazendo a avaliação da iluminância.
Para potenciar ainda mais a iluminação artificial, opte por pintar as paredes e tetos das divisões com cores claras, que refletem a luz.
5. Atenção às máquinas de lavar e ao frigorífico
Na hora de comprar, prefira equipamentos que garantam um menor consumo de energia. Mesmo que sejam mais caros, este é um investimento que terá retorno muito em breve, com o que conseguirá poupar em consumo.
Já no dia-a-dia há pequenos cuidados que o vão ajudar a poupar energia. As máquinas de lavar roupa e louça devem, sempre que possível, ser utilizadas apenas com a carga completa e selecionando programas económicos, com temperaturas mais baixas. Quanto ao frigorífico, evite abrir a porta desnecessariamente e verifique regularmente o estado das borrachas.