- 3 Março 2021
- Publicado por: cloudbyte
- Categoria: Geral

Neste Dia Mundial de Audição, que todos os anos se assinala a 3 de março, saiba quais os cuidados que deve ter com o uso de auscultadores para proteger os seus ouvidos.
Pais em teletrabalho, filhos em ensino à distância… Na muitas vezes necessária partilha de espaços comuns para as novas rotinas a que nos vimos obrigados na luta contra a Covid-19, o uso de auscultadores acaba frequentemente por ser a solução para miúdos e graúdos. Mas se este for feito de forma intensiva e desregrada, pode verificar-se um impacto tremendo na saúde da nossa audição..
Felizmente, bastam alguns cuidados para evitar problemas de maior e salvaguardar a sua audição, ou a audição dos membros da sua família. Saiba quais:
– Prefira auscultadores que fiquem sobre ou encostados à orelha, seguros por um arco que contorna a cabeça, aos earbuds, que se seguram dentro da orelha e que são mais agressivos para o tímpano.
– Evite ter o volume demasiado alto e garanta que os seus filhos também não o fazem. A Organização Mundial de Saúde alerta que usar fones ou auscultadores com volume muito elevado por mais de 90 minutos por dia pode provocar zumbidos ou perda auditiva, muitas vezes irreversível. E quanto maior for o período de exposição, menor deverá ser o volume do som.
– Intercale os períodos de utilização de fones com momentos de silêncio, sem auscultadores, que permitam aos seus ouvidos descansar em silêncio.
– Mantenha os fones limpos, evitando a acumulação de sujidade, poeira e bactérias que possam levar a infeções nos ouvidos.
– Esteja atento a sinais como zumbido, sensação de ouvidos entupidos ou diminuição de audição. Se estes sintomas persistirem, e não passarem dentro de pouco tempo como uma ou duas boas noites de sono, procure aconselhamento médico.
Estes são os cuidados que devemos ter relacionados com o uso de auscultadores, mas a proteção da audição não se fica por aqui. Relembre o que deve fazer para proteger a sua, em casa, no trabalho e nos momentos de lazer.