Psicologia Organizacional: ganham os colaboradores, ganham as empresas

As boas práticas de saúde mental são fundamentais para as empresas que querem vingar e que valorizam os seus colaboradores. Conheça os benefícios da Psicologia Organizacional e saiba como podemos ajudar a cuidar do bem-estar psicológico dos seus colaboradores.

 

Longe vão os tempos em que as empresas se preocupavam apenas com as competências técnicas dos seus colaboradores. Hoje sabe-se que os bons resultados dependem não apenas de bons profissionais, mas também de profissionais felizes, de equipas motivadas, de ambientes de trabalho onde se investe em saúde e bem-estar, tanto físico quanto mental.

É por isso que a Psicologia Organizacional, desconsiderada durante tanto tempo, assume agora um papel cada vez mais importante nas organizações que sabem que os colaboradores são o seu ativo mais importante. Mas do que se trata, afinal?

 

O que aborda a Psicologia Organizacional?

A Psicologia Organizacional, também conhecida como Psicologia Ocupacional, foca-se nos riscos psicossociais nos locais de trabalho, no comportamento humano e nas relações interpessoais em contexto profissional. O que se pretende é contribuir para a saúde mental dos colaboradores e garantir a harmonia entre a sua individualidade e o ambiente de trabalho em que desenvolvem as suas tarefas.

Para isso, o psicólogo organizacional trabalha com os colaboradores não só os problemas relacionados com o trabalho (como stress ou burnout), mas também questões da sua vida particular que possam comprometer o seu bem-estar. Olhando para o colaborador nas suas várias vertentes – pessoal e profissional – a Psicologia Organizacional contribui para a redução do absentismo, para uma maior motivação dos colaboradores e, por consequência, para um aumento da produtividade.

Mas os benefícios da Psicologia Organizacional não se ficam pela melhoria do bem-estar dos colaboradores. Além do aumento da produtividade, a redução de conflitos, a permanência dos colaboradores na organização e a retenção de talentos ajudarão a empresa a ser mais competitiva e a ter uma imagem mais positiva.

 

Como a Fermabe pode ajudar

Na Fermabe, entendemos que o bem-estar mental dos colaboradores é um aspeto fundamental para a vitalidade das empresas que nos confiam a sua Segurança e Saúde no Trabalho. Por isso lançámos recentemente o serviço de Psicologia Organizacional, que prevê a avaliação e análise dos riscos psicossociais, a identificação das medidas a adotar e o apoio na sua implementação, formação adequada e o acompanhamento psicossocial dos trabalhadores.

Contacte-nos e dê um importante passo na salvaguarda da saúde psicológica dos seus colaboradores.