Regresse ao trabalho com tranquilidade e em segurança

Setembro chegou com o habitual regresso às rotinas de trabalho. Este ano, por força da pandemia de Covid-19, há novos desafios e cuidados a ter em conta. Saiba o que deve fazer.

O arranque do mês de setembro marca, para muitos, o regresso ao trabalho. Se a retoma das rotinas já era um período difícil, o contexto que vivemos este ano traz desafios acrescidos. É que muitos são os que voltam agora ao local de trabalho, depois de mais de cinco meses a trabalhar a partir de casa. E outros preparam-se para mais uma temporada em teletrabalho.

À irritabilidade e ao stress que figuravam entre as queixas mais frequentes de quem não lidava bem com o fim das férias, junta-se agora o medo, a ansiedade e a incerteza que a pandemia de Covid-19 introduziu no nosso dia-a-dia. E às rotinas habituais do trabalho juntam-se agora outros cuidados que nunca devemos descurar, pela nossa segurança e pela segurança de todos os nossos colegas.

 

Não facilite nas medidas de prevenção da Covid-19!

Garantir um ambiente de trabalho seguro é uma missão que exige a colaboração de todos.

Conheça e cumpra o Plano de Contingência da empresa e respeite o distanciamento físico, cumpra à risca as regras de higienização das mãos, etiqueta respiratória e utilização de máscara, tanto nos momentos em que está a executar as suas tarefas, como nos períodos de pausa.

 

Não queira pôr tudo em ordem no primeiro dia!

Isto aplica-se tanto ao trabalho acumulado, como às conversas com colegas.

Quanto ao trabalho, querer fazer tudo ao mesmo tempo vai traduzir-se num aumento da ansiedade que não o ajudará a ser produtivo. Defina prioridades, comece pelo que é mais urgente. Se nada do que tiver em mãos for urgente, comece pelos assuntos ou tarefas mais simples ou mais rápidas de resolver, o que o ajudará a avançar na lista de tarefas.

Já em relação às conversas com os colegas, guarde-as para os momentos de pausa ao longo do dia de trabalho, sob pena de penalizar ainda mais a produtividade dos primeiros dias.

 

Respeite o seu ritmo!

Após uns dias de descanso, com energias renovadas, tendemos a esticar os dias e a penalizar os momentos de descanso. Mas para garantir que o bem-estar e a sensação de “bateria carregada” se prolongam no tempo, é fundamental garantir, desde logo, o tempo de sono necessário para garantir a vitalidade necessária para os dias de trabalho.

 

Se vai manter-se em teletrabalho, defina rotinas!

Se em março foi difícil adaptar-se ao trabalho a partir de casa, retomar as tarefas a partir do local onde, nos últimos dias, usufruímos de um merecido período de descanso pode também não ser fácil.

Para facilitar a readaptação ao teletrabalho, é importante que definir rotinas, delimitar os momentos de trabalho e os momentos de lazer, garantir que faz as pausas necessárias. Deve ainda ter um especial cuidado em manter hábitos saudáveis, como a hidratação a longo do dia e a prática de atividade física.

Relembre aqui algumas estratégias que o ajudarão a manter-se saudável e produtivo em teletrabalho.