Regresso às rotinas: quatro dicas para facilitar os primeiros dias

No mês em que muitos voltam ao trabalho, deixamos quatro dicas que ajudarão a regressar às rotinas sem dramas.

 

Setembro é mês de recomeços. Com o regresso às rotinas e aos horários a cumprir, a transição das férias para o período de trabalho nem sempre é fácil e há mesmo quem se queixe do chamado ‘síndrome pós-férias’.

Tristeza, cansaço, irritabilidade e frustração são algumas das queixas mais habituais nos primeiros dias após o merecido período de descanso. Mas há pequenos cuidados que podem ajudar a enfrentar estes dias com serenidade e boa-disposição.

 

Não deixe tudo para a última

Evite regressar de viagem na véspera do regresso ao trabalho, garantindo que tem o tempo necessário para que os primeiros dias de trabalho se iniciem com tranquilidade. Deixe material e roupa preparados com antecedência, acorde um pouco mais cedo para que possa tomar o pequeno-almoço com tempo e sair de casa com calma.

 

Ajuste os horários de sono e refeições

Ainda que os dias se mantenham longos e cheios de sol, não descure os horários das refeições, nem caia na tentação de deixar que os dias se prolonguem até tarde. No regresso ao trabalho a alimentação é uma aliada ara combater o stress e a irritabilidade. Opte por refeições leves e evite estar muitas horas sem comer. Além disso, um sono reparador é fundamental para conseguir enfrentar os dias com a energia necessária.

 

Organize agenda e posto de trabalho

Reorganizar a sua secretária ou posto de trabalho pode ser uma boa ajuda nos primeiros dias pós-férias. Liberte-se dos papéis e objetos dos quais já não necessita, coloque algo do seu agrado no seu campo de visão, tornando o espaço mais leve e agradável.

Já no que às tarefas diz respeito, defina prioridades e não queira resolver todos os assuntos pendentes logo no primeiro dia. Retome as suas tarefas com algo que lhe seja gratificante e dedique parte do primeiro dia à limpeza da caixa de email.

 

Retome também as atividades que lhe dão mais prazer

Se possível, faça coincidir o regresso ao trabalho com o regresso às atividades que lhe dão mais gozo, como a prática de atividade física ao ar livre, as idas ao ginásio ou um eventual hobby. Prolongue a sensação de férias programando uma escapadinha para algumas semanas após o regresso ao trabalho, marcando um jantar com um grupo de amigos ou planeando o que fará no próximo fim-de-semana.