Ruído no local de trabalho: como se proteger
- 28 Julho 2022
- Publicado por: Joana Fialho
- Categoria: Segurança e Saúde no Trabalho
A exposição a níveis elevados de ruído no local de trabalho pode afetar de forma permanente a audição dos trabalhadores. Mas esta exposição pode ser controlada, na esmagadora maioria dos casos com muita facilidade, protegendo a saúde auditiva dos colaboradores. Saiba como.
Pode parecer mais chato que perigoso, mas a verdade é que o ruído no local de trabalho está longe de ser inofensivo. Quanto mais alto for o ruído, e mais prolongada a exposição ao mesmo, maiores serão as sequelas para a saúde auditiva dos trabalhadores. Em casos extremos, o ruído ocupacional pode mesmo levar à surdez parcial ou total.
É extensa a lista de trabalhadores diariamente expostos a níveis elevados de ruído no local de trabalho, de setores tão variados como indústria, construção ou fundições, entre muitos outros. E o impacto do ruído na saúde dos colaboradores é tão grande que a perda de audição por exposição ao ruído no local de trabalho é a mais comum de todas as doenças profissionais.
Urge, por isso, que trabalhadores e entidades patronais conheçam os riscos da exposição ao ruído no local de trabalho, bem como a melhor forma de a evitar ou de mitigar o seu impacto na saúde dos trabalhadores. Venha saber o que está em causa e o que pode ser feito para mitigar os riscos.
O que é o ruído?
Falamos de ruído quando nos referimos a um som desagradável ou sem interesse que, caso seja elevado, pode causar incómodo ou sofrimento aos que lhe estão expostos. É difícil definir de forma clara quando é que o ruído se torna incómodo, uma vez que há pessoas mais sensíveis que outras e que o impacto do ruído pode depender da hora e do local.
Quais os efeitos do ruído no local de trabalho?
Ainda que a surdez ou perda auditiva seja uma das consequências mais conhecidas, a verdade é que a exposição a ruído pode refletir-se em diversas sequelas físicas, fisiológicas e psicológicas. Problemas cardíacos, gastrites, otites, traumas acústicos e impotência sexual são algumas das doenças que podem resultar da exposição ao ruído no local de trabalho.
Além das doenças, o ruído pode ainda estar na origem de acidentes de trabalho, não só porque dificulta a concentração e provoca stress, mas também por dificultar a comunicação entre os trabalhadores.
Quais os sintomas da exposição a ruído?
Tonturas, enxaquecas, fadiga, taquicardia, perturbações gástricas, da atenção, do sono e do humor são alguns das queixas mais frequentes por parte dos trabalhadores expostos a ruído nos seus locais de trabalho. Num quadro de perda auditiva, o primeiro sintoma é, muitas vezes, o aparecimento de zumbidos no ouvido.
O que devem fazer as entidades patronais?
De acordo com o Decreto-Lei 182/2006 de 06 de Setembro, não é permitida, em situação alguma, a exposição pessoal diária ou semanal de trabalhadores a níveis de ruído iguais ou superiores a 87 dB(A) ou a valores de pico iguais ou superiores a 140 dB(C). A legislação define ainda que as empresas devem intervir em três áreas: avaliação dos riscos, redução da exposição e disponibilização de equipamento de proteção individual.
A avaliação dos riscos, bem como a medição dos níveis de ruído a que os trabalhadores estão expostos, deve ser feita regularmente e por uma equipa devidamente credenciada. Esta avaliação tem em conta diversos aspetos, como a natureza, o nível e a duração da exposição ao ruído e a vibrações, ou a identificação dos trabalhadores com especial sensibilidade.
O empregador deve ainda utilizar todos os meios disponíveis para eliminar o ruído na sua origem, ou reduzi-lo ao mínimo possível. A adoção de novos métodos de trabalho, a escolha de equipamentos mais silenciosos, a reorganização dos postos de trabalho ou a instalação de painéis absorventes e de equipamentos amortecedores são algumas das medidas que podem ajudar nesta tarefa.
Nos casos em que os níveis de ruído ultrapassam os máximos permitidos por lei, a empresa deve disponibilizar equipamento de proteção auditiva individual, bem como garantir o correto acompanhamento médico dos trabalhadores.
Como podemos ajudar?
No âmbito do serviço de Segurança no Trabalho, a Fermabe faz a avaliação do ruído ocupacional e ambiental e, em estreita colaboração com empresas e trabalhadores, define as medidas necessárias à eliminação ou atenuação dos riscos associados ao ruído. Contacte-nos e garanta um ambiente de trabalho seguro para os seus colaboradores.