Saúde mental no trabalho: é tempo de agir
- 10 Outubro 2022
- Publicado por: Joana Fialho
- Categoria: Segurança e Saúde no Trabalho
A saúde mental tem estado, inequivocamente, na ordem do dia. Agora a Organização Mundial de Saúde e a Organização Internacional do Trabalho juntaram-se para apelar à adoção de novas medidas que ajudem a enfrentar os problemas de saúde mental no trabalho. Saiba o que está em causa.
Estima-se que, em todo o mundo, uma em cada oito pessoas sofre de uma perturbação mental e que a depressão e ansiedade são a causa da perda anual de 12 mil milhões de dias de trabalho em todo o mundo. Números que justificam um olhar atento sobre a realidade da saúde mental a nível global e uma reflexão sobre o que pode e deve ser feito para mudar esta realidade.
Os riscos para a saúde mental são conhecidos, como a sobrecarga de trabalho e os comportamentos negativos por parte de colegas e chefias. E é na sua desvalorização que está, muitas vezes a origem do problema.
Por isso, a Organização Mundial de Saúde e a Organização Internacional do Trabalho uniram-se para um apelo urgente: é tempo de nos concentrarmos no efeito prejudicial que o trabalho pode ter sobre a nossa saúde mental e de envolver definitivamente governos, organizações, empregadores e trabalhadores na proteção e promoção do bem-estar mental dos trabalhadores.
São várias as medidas a adotar, numa estratégia que assenta em quatro vertentes:
– Prevenir problemas de saúde mental no trabalho através da gestão de riscos psicossociais. Neste âmbito, defende-se a reconfiguração das condições, da cultura e das relações de trabalho, uma tarefa para a qual devem contribuir as diferentes organizações do setor, sendo fundamental a formação dos seus dirigentes.
– Proteção e promoção da saúde mental no trabalho, nomeadamente através de formações e ações que melhorem a literacia sobre o tema. Neste campo, deverão ser reforçadas as competências que permitam reconhecer e agir sobre as condições de saúde mental no trabalho, bem como empoderar os trabalhadores para que não se coíbam de procurar apoio em caso de necessidade.
– Apoiar os trabalhadores com problemas de saúde mental, criando condições para que estes possam regressar ao trabalho.
– Criar um ambiente favorável com ações transversais que concorram para melhorar a saúde mental no trabalho. Uma missão para a qual a liderança e o investimento são fundamentais.
Aceda ao resumo da estratégia Saúde Mental no Trabalho aqui.