- 28 Abril 2022
- Publicado por: cloudbyte
- Categoria: Segurança e Saúde no Trabalho

No Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho destacamos as 10 regras de ouro que todos devem cumprir para que os locais de trabalho sejam ambientes seguros e promotores de bem-estar.
Erradamente, a Segurança e Saúde no Trabalho é muitas vezes encarada como uma mera obrigação legal. Mas na verdade, este é um aspeto basilar no dia-a-dia das empresas. É que, como bem sabemos, o bem-estar físico e mental dos colaboradores é determinante para a produtividade e, consequentemente, para o sucesso de qualquer organização.
Apenas em meados do século XX se introduziram regras de Segurança e Saúde no Trabalho em Portugal. Mais de meio século depois, um longo caminho foi já percorrido, permitindo baixar drasticamente o número de mortes, acidentes, lesões e doenças incapacitantes que ocorrem nos locais de trabalho.
Verificam-se, ainda assim, acidentes que podiam ser prevenidos, se existisse efetivamente uma cultura de prevenção e se todos – empregadores e colaboradores – fizessem a sua parte. Por isso, neste Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, relembramos as 10 regras de ouro que todos devem cumprir para que os locais de trabalho sejam ambientes seguros e promotores de bem-estar.
1 – Conhecer os riscos, as medidas de prevenção e proteção a adotar e agir em conformidade.
Identificar os perigos inerentes a cada tarefa é fundamental para que os colaboradores se possam proteger e consigam prevenir acidentes. Mas de nada serve ter conhecimento dos riscos e das medidas e não as aplicar na jornada de trabalho.
2 – Ter um comportamento responsável e consciente
Em matéria de segurança, nunca se deve facilitar. Por mais experiência que se tenha, por melhor que se conheçam as máquinas, os produtos, as tarefas que comportam maior risco, os colaboradores devem ser sempre cautelosos e responsáveis.
3 – Zelar pela segurança de todos
A não ser que trabalhemos sozinhos, a forma como atuamos no nosso local de trabalho não nos afeta apenas a nós. Todos os colaboradores devem fazer tudo o que está ao seu alcance para salvaguardar a segurança e a saúde de todos.
4 – Usar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual
De nada serve uma máscara colocada com o nariz à mostra, uns auscultadores ao pescoço ou um colete abandonado no banco de uma carrinha. A eficácia dos Equipamentos de Proteção Individual depende diretamente da sua correta utilização e manipulação.
5 – Adotar os gestos e as posturas corretas, prevenindo lesões, doenças e acidentes
Todos sabemos que nos devemos sentar com a coluna direita, os joelhos a fazer um ângulo de cerca de 90º e à largura das ancas. Também sabemos que não nos devemos curvar para levantar pesos, mas sim baixarmo-nos e, de costas direitas, usar a força das pernas para elevar a carga. Mas no dia-a-dia tendemos a esquecer alguns dos cuidados que devemos ter com a nossa postura e, com o passar do tempo, os maus hábitos vão refletir-se na nossa saúde e no nosso bem-estar.
6 – Contribuir para um local de trabalho ordenado e limpo
Um local de trabalho arrumado e limpo ajuda a prevenir acidentes e este é um cuidado que deve ser partilhado por todos os que ali desenvolvem as suas tarefas.
7 – Ter especial cuidado na manipulação de produtos perigosos
Mais uma vez, ter uma atitude responsável e cautelosa é fundamental. Os colaboradores devem conhecer os riscos associados aos produtos, consultando as fichas técnicas e fichas de dados de segurança, e seguir à risca os procedimentos definidos para a sua manipulação.
8 – Verificar frequentemente o estado das ferramentas e do material
A utilização e o passar do tempo desgastam inevitavelmente as ferramentas, maquinaria e utensílios necessários ao desempenho das tarefas. E este desgaste pode representar riscos acrescidos. Por isso, é importante certificar-se que os utensílios estão em bom estado e que não utiliza aqueles que já não estão em boas condições.
9 – Não trabalhar sob efeito de estupefacientes ou álcool
Tanto os estupefacientes como as bebidas alcoólicas afetam o discernimento, a lucidez e a capacidade de reação de quem as consome. Por isso, o seu consumo deve ser totalmente evitado nas jornadas de trabalho. Há ainda que ter cuidado com alguns medicamentos que podem provocar sonolência, pelo que se deve evitar a condução ou manipulação de máquinas após a sua ingestão.
10 – Reportar quaisquer incidentes ou perigos que possam vir a provocar acidentes de trabalho
A última regra desta lista reforça, mais uma vez, a importância do envolvimento de todos na implementação da Segurança e Saúde no Trabalho. Sempre que se aperceber de algum risco ou incidente que coloquem os colaboradores em perigo, o empregador, ou as chefias, devem ser imediatamente avisados, para que se evitem acidentes.
Para que a Segurança e Saúde no Trabalho seja uma realidade, é necessário que empregadores, colaboradores e empresas que prestam o serviço trabalhem em articulação e de forma próxima.