Segurança no Trabalho na era digital em foco

Riscos da digitalização dos locais de trabalho e segurança no trabalho na era digital em foco na Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis 2023-2025.

A importância da digitalização dos locais de trabalho é inegável. Mas ao mesmo tempo que a digitalização permite que as empresas evoluam, cheguem a novos mercados e respondam de forma mais célere e mais eficaz aos desafios dos tempos atuais, esta traz consigo novos riscos para a saúde e segurança dos trabalhadores, muitos deles ignorados pelas empresas. É, então, chegada a hora de refletir sobre a segurança no trabalho na era digital.

Por isso, a Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis de 2023-2025 da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) tem como mote “Trabalhar com segurança e saúde na era digital”. Nos dois próximos anos, a organização vai levar a cabo, por toda a Europa, um conjunto de iniciativas que visam sensibilizar para o impacto das tecnologias digitais nos locais de trabalho e para a melhor forma de o minimizar, garantindo a segurança no trabalho na era digital.

A campanha vai focar-se em cinco áreas chave: robótica avançada e inteligência artificial, gestão de trabalhadores através da inteligência artificial, trabalho em plataformas digitais, sistemas digitais inteligentes e trabalho remoto. Cinco áreas às quais foi já dada especial atenção na Visão geral da SST sobre a digitalização 2020-2023, que serve de base a esta nova campanha.

A campanha recorre ainda a diversos estudos realizados nos últimos anos pela EU-OSHA que nos dão conta de que a digitalização do trabalho está sobretudo associada a riscos psicossociais, como a pressão do tempo, a falta de comunicação ou cooperação, a insegurança laboral e horários de trabalho longos e irregulares. No topo das queixas dos trabalhadores estão o aumento da solidão, redução de autonomia, aumento da carga de trabalho e da vigilância por parte das chefias e o facto de o recurso a tecnologias digitais determinar a rapidez ou o ritmo do trabalho.

Garantir uma abordagem centrada no ser humano e refletir sobre a forma como as tecnologias são aplicadas, geridas e regulamentadas no contexto das tendências sociais, políticas e económicas, por forma a conseguir dar resposta aos desafios e riscos e maximizar as oportunidades da digitalização é o grande objetivo da campanha, que arranca nesta Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorada entre 23 e 27 de outubro.

No website healthy-workplaces.osha.europa.eu, disponível em Português, encontra-se já vasta informação sobre o tema, recursos e ferramentas que as empresas podem e devem usar para se associarem à campanha.