
Medicina do Trabalho
A Medicina do Trabalho, ou Medicina Ocupacional, é uma especialidade médica que tem por objetivo a prevenção das doenças decorrentes do trabalho (doenças profissionais), promovendo a saúde e a qualidade de vida do trabalhador.
Para isso, o médico do trabalho avalia a capacidade do candidato para realizar determinadas tarefas e realiza avaliações periódicas do seu estado de saúde, com enfoque nos riscos ocupacionais aos quais o trabalhador se encontra exposto.
Para a vigilância médica a legislação determina a realização de três tipos de exames e a emissão das respetivas fichas de aptidão:
Exames de admissão
Antes do início da prestação de trabalho ou, quando a urgência da admissão o justificar, nos 15 dias seguintes.
Exames periódicos
Anuais para os menores de 18 anos e maiores de 50 anos e de dois em dois anos para os restantes trabalhadores, dependendo da atividade laboral e seguimento clínico.
Exames ocasionais
Sempre que haja alterações substanciais nos meios utilizados, no ambiente e na organização do trabalho suscetíveis de repercussão nociva na saúde do trabalhador, bem como no caso de regresso ao trabalho depois de uma ausência superior a 30 dias por motivo de acidente ou doença.
Fichas de Aptidão
Documento resultante dos exames de admissão periódicos e ocasionais a preencher pelo médico do trabalho. No caso de inaptidão, o médico do trabalho deverá indicar outras funções que o trabalhador possa desempenhar.
Outros serviços - Rastreios de Saúde
- Tensão Arterial
- Análises Laboratoriais
- Eletrocardiograma
- Visioteste
- Audiograma
- Espirometria
- Rastreio Diabetes
- Rastreio Colestrol
- Rastreio Drogas
- Rastreio Álcool
- Outros Exames Complementares
- Vacinação – Gripe