Trabalhar ao ar livre no verão: que cuidados deve ter

Trabalhar ao ar livre no verão, exposto ao sol e a temperaturas altas, tem riscos acrescidos para a sua saúde. Saiba o que deve fazer para se proteger.

Nos meses mais quentes do ano, a exposição prolongada ao sol acarreta riscos acrescidos para muitos trabalhadores. Desidratação, insolações, golpes de calor e o agravamento de doenças crónicas são alguns dos maiores problemas que afetam aqueles que exercem as suas profissões ao ar livre.

Entre os profissionais que correm maiores riscos no verão estão os agentes de autoridade, trabalhadores agrícolas, jardineiros, operários de construção civil, nadadores salvadores, carteiros e vendedores ambulantes. Na impossibilidade de evitar as horas de maior calor e o período no qual a exposição solar é mais perigosa, há um conjunto de cuidados que deve ter para se proteger.

 

Mantenha-se hidratado!
Sendo uma preocupação que devemos ter ao longo de todo o ano, a hidratação é ainda mais importante no verão e é fundamental para evitar insolações. Por isso, deve manter-se hidratado ao longo de todo o dia, bebendo água regularmente – no mínimo 1,5 litros por dia – e não apenas quando tiver sede.

As bebidas com alto teor de açúcar devem ser evitadas, bem como as bebidas alcoólicas.

 

Coma com moderação!
Nos meses mais quentes, opte por refeições mais frescas, como saladas, frutas e verduras, e por grelhados. Comidas muito pesadas, fritos e pratos com mais gordura devem ser evitados sempre que for trabalhar ao sol.

 

Atenção ao vestuário!
Os Equipamentos de Proteção Individual são um bom aliado na hora de se proteger do sol. O capacete, se a sua profissão o exigir, ou um chapéu são fundamentais para proteger a cabeça, enquanto os óculos, preferencialmente com lentes que protejam contra os raios UV, vão salvaguardar a sua vista.

Além do equipamento de proteção, deve ter ainda atenção ao calçado e à roupa escolhida para trabalhar. Peças leves, de cores claras e de tecidos transpiráveis vão protegê-lo do sol e reter a humidade. É altamente desaconselhado o trabalho em tronco nu.

 

Use protetor solar!
A exposição prolongada ao sol pode trazer, além de manchas e queimaduras, sérios problemas para a sua pele. Opte por um protetor solar com fator de proteção igual ou superior a 30. Aplique-o cerca de 30 minutos antes da exposição solar e renove a aplicação a cada duas horas.

 

Evite esforços maiores nas horas mais quentes!
Bem sabemos que é impossível evitar o trabalho nas horas de maior calor. No entanto, sempre que possível, deve evitar as tarefas que exigem um esforço físico maior entre as 12h00 e as 16h00 e efetuar pequenos intervalos com alguma frequência. Quando as tarefas assim o permitirem, trabalhe à sombra.

 

Esteja atento aos sintomas!
Os trabalhadores devem estar atentos a sinais que podem indicar um golpe de calor: fraqueza ou fadiga acentuadas; modificação do comportamento; cãibras musculares; sede e dores de cabeça; tonturas, vertigens, perturbações da consciência ou convulsões; náuseas, vómitos ou diarreia; temperatura corporal elevada.

Na ocorrência destes sintomas as orientações da Direção-Geral da Saúde indicam que a pessoa deve ser transportada para a sombra e o eventual excesso de roupa deve ser aliviado; o seu corpo deve ser pulverizado com água fresca; se esta estiver consciente deve ser-lhe dada água; deve ser contactado o serviço Saúde 24 (tel.: 808 24 24 24) ou o 112.